Conheça a ABDA!

ABDA e Projeto Futuro

O Projeto Futuro foi idealizado por um empresário bauruense, que em sua juventude foi jogador de polo aquático, e tem o intuito de propiciar a crianças e adolescentes as mesmas oportunidades que conquistou graças ao esporte. A iniciativa visa à inclusão social de crianças de baixa renda e a formação de atletas de alto rendimento nas modalidades de natação e polo aquático, bem como a integração de seus participantes e colaborados com a comunidade, gerando oportunidades de crescimento intelectual, econômico e social.

O projeto teve inicio em setembro de 2010, com campanhas em escolas públicas, instituições filantrópicas e divulgação nos veículos de comunicação de Bauru convidando as crianças a participarem das atividades do projeto. 

A aceitação inicial foi muito grande, no primeiro mês 60 crianças se inscreveram, três meses depois esse numero já chegava a 400 inscritos, encerrando o ano de 2010 com um numero muito satisfatório de crianças atendidas pelo Projeto Futuro.


Para gerir o Projeto Futuro foi criada a Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), que serve de base para o funcionamento do projeto e cuida de toda a parte técnica, operacional e do quadro de colaboradores.

O crescimento do Projeto Futuro tem sido constante desde seu inicio em setembro de 2010, hoje, quase três anos depois, já atendemos mais de 1.900 crianças, sendo 90% de baixa renda.

Para atender essa demanda, as aulas são ministradas em 3 piscinas na cidade de Bauru, na piscina da empresa Multicobra, localizada no Centro de Bauru, na piscina da Sociedade Hípica de Bauru, localizada no Jardim Ferraz e na Associação Luso Brasileira de Bauru, que fica no Jardim Estoril.

As piscinas ficam localizadas em regiões distintas da cidade de Bauru, o que facilita a frequência dos atletas, que não precisam ir tão longe de sua casa para praticar natação ou o polo aquático.

Na piscina da Sociedade Hípica de Bauru e na empresa Multicobra as aulas, tanto de natação como de polo aquático, vão da categoria de iniciação e aprendizado até o nível de aperfeiçoamento das técnicas do esporte, enquanto a piscina da Associação Luso Brasileira de Bauru é focada exclusivamente para os atletas de alto rendimento, que já passaram por uma das outras duas piscinas e apresentaram uma boa evolução, e hoje estão aptos a participar de competições em suas respectivas modalidades.

A ABDA é afiliada a Federação Aquática Paulista (FAP) e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), principais organizações dos esportes aquáticos no Brasil.

A equipe de natação da ABDA participa mensalmente de competições de âmbitos estaduais e federais, como Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro de Natação, promovidas pela FAP e pela CBDA.

No polo aquático já temos equipes masculinas estabelecidas nas categorias Sub-11, Sub-12, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, e neste ano estamos participando dos Campeonatos Paulistas e Brasileiro de Pólo Aquático das categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17 Masculino, e nas categorias Sub-12, Sub-13 e Sub-15 Feminino. Uma das competições mais importantes do anos será o Festival Internacional Habawaba, da categoria 2002, que ocorre em Lignano Sabbiadoro na Itália, no mês de Junho, e estaremos presentes com uma equipe de 10 atletas, visando repetir o ótimo desempenho que obtivemos nesta competição no ano anterior quando conseguimos ficar entre as 16 melhores equipes do mundo nesta categoria. 

Para participar do projeto é necessário que o interessado leve até a nossa sede na piscina da empresa Multicobra, na rua Cussy Junior, 12-83, em Bauru, a copia de todos os seus documentos, assim como de seus pais, carteira de vacinação, comprovante de residência, declaração escolar e duas fotos 3x4.

Temos três assistentes sociais que cuidam do cadastro dos atletas, unindo todos os documentos entregues por eles e montando uma pasta para cada um, além desse arquivo físico, todos os dados são gravados em nosso sistema on-line que gerencia e facilita o acesso a todas as informações e histórico do atleta no projeto.

Outra prioridade nossa é a freqüência escolar dos alunos, bimestralmente eles precisam entregar uma copia do boletim escolar para ser anexado a sua ficha.

Focamos sempre que a união entre o esporte e o estudo é o essencial para a formação do caráter dos atletas, e que a atenção no estudo nunca pode ser colocada de lado.

Como a inclusão está sempre em primeiro lugar no Projeto Futuro, nossos locais de execução do Projeto Futuro possuem rampas de acesso para deficientes, acessibilidade para idosos, banheiros para deficientes. As instalações físicas cumprem as determinações da do Art. 16, do Decreto 6.180/2007.


E para auxiliar a manter a estrutura do Projeto Futuro, e a estimular a formação de atletas de alto rendimento que possam participar de competições de ponta, a ABDA elaborou o projeto intitulado: Projeto Futuro – Treinamento e Competição de Equipes de Natação e Polo Aquático, que na data de 04/09/2012 foi aprovado pelo Ministério do Esporte, e liberado para captação de recursos via Lei de Incentivo Fiscal, onde empresas, tributadas em lucro real, podem direcionar como forma de patrocínio até 1% do valor total que seria destinado ao pagamento do Imposto de Renda.

Venha fazer parte desta grande iniciativa e ajudar na formação de mais vencedores.